quarta-feira, maio 04, 2011

Algumas opiniões a cerca do que venha a ser Virtudes!

Por virtude se designa um hábito da pessoa que facilita seu agir moral em direção ao bem. O termo vem do latim virtus, com o significado mais amplo de força ou capacidade, que também se encontra na língua portuguesa.
A ética da virtude é preocupação do ser Humano desde há muito tempo. Centra-se no agente moral que é a pessoa responsável pela decisão de como aplicar os princípios morais gerais às situações específicas para alcançar os resultados desejados afectados, por isso, pela integridade e competência do mesmo.

Obs:
Segundo Aristóteles, existem dois tipos de virtudes: as virtudes do Pensamento e as do Carácter. Das primeiras, Dianoéticas, porque se ensinam pela instrução, fazem parte a Sophia (saber) e a Phronesis (sabedoria). Estas virtudes são também conhecidas como competências intelectuais e incluem o conhecimento científico relevante; aptidões técnicas e experiência adequadas; a inteligência; a capacidade de discernimento e bom senso prático. Por outro lado, as virtudes do Carácter são as virtudes éticas ou competências morais, ou seja, desenvolvem-se através do hábito, da educação e da prática. Entre elas encontram-se a honestidade, a moderação, a coragem, a justiça, o amor, a fidelidade, o humor…

Nenhum comentário:

Postar um comentário